Novidades

3 de dezembro de 2016

Distúrbios do Sono - Sinfonia na Madrugada


Distúrbios do sono consistem nas dificuldades relacionadas ao sono. O sono tem quatro fases, e cada uma delas é responsável por uma atividade diferente. Dificuldades em qualquer uma das fases do sono pode trazer prejuízos a curto e longo prazo


A partir de hoje vou contar a vocês todas as experiências que tive com distúrbios do sono, como: paralisia, terrores noturnos, pesadelos lúcidos e etc... Andei pesquisando muito a respeito e assisti também vários documentários onde obtive muitas informações relevantes. Um destes documentários até gostaria de indicar para vocês caso sofram com tal problema ou tenham curiosidade para informar sobre, a Netflix fez um documentário chamado The Nightmare, com relatos de pessoas que sofrem com tal problema e com explicações a respeito. Fica a dica. 

Hoje vou contar a vocês minha primeira experiência que me recordo com problemas de distúrbios do sono que tive. Como este e o primeiro de muitos posts a respeito de minhas experiências aqui vão algumas informações a respeito. Caso quiser ir direto para o conto fique a vontade.


O que é Distúrbio do sono?

Distúrbios do sono consistem nas dificuldades relacionadas ao sono. O sono tem quatro fases, e cada uma delas é responsável por uma atividade diferente. Dificuldades em qualquer uma das fases do sono pode trazer prejuízos a curto e longo prazo.
Entenda como funciona cada fase do sono:
Fase 1: Abrange 10% da noite. Nesta fase, ocorre a transição entre a vigília e o sono. Quando escurece, ocorre a liberação da melatonina no organismo, que induz a sonolência
Fase 2: Abrange 45% da noite. Na fase 2, diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, os músculos relaxam e a temperatura corporal baixa. É a fase do sonho leve
Fase 3: Abrange 25% da noite. O corpo funciona mais lentamente e o metabolismo cai. O coração passa a bater em ritmo mais lento e a respiração também fica mais leve
Fase REM: Abrange 20% da noite. Esta é a fase do sono profundo. REM, em inglês, significa “Rapid Eye Movement” (movimento rápido dos olhos). É nesta fase em que ocorrem os sonhos, a pessoa tem descargas de adrenalina e há picos de batimentos cardíacos e pressão arterial.
De todos os distúrbios os mais comuns são:




Vamos ao relato...
Era noite e como estava muito cansado resolvi me deitar, era um pouco mais cedo que o habitual, li algumas paginas de um livro (Garota Exemplar) me recordo de ter colocado o meu celular tocando música, pois sempre tenho este habito, a musica me ajuda a pegar no sono um pouco mais rápido. Olhei no relógio e este marcava 21h50minh, foi em um piscar de olhos que acordei e me peguei sentado na cama olhando fixamente para a parede, estava muito suado, eram exatamente as 03h00min, eu não me lembrava de ter dormido tanto tempo e o mais estranho era que uma musica alta tocava em algum lugar, porem na cidade onde moro ninguém iria estar com um som tão alto àquela hora ainda mais escutando musica clássica, me levantei e fui beber água pois minha boca estava muito seca e a garganta doía muito, como se tivesse gritado o dia todo, estava também afim de descobrir de onde a tal musica vinha, o problema e que não conseguia identificar de que lado o som estava vindo, ate que notei que a mesma estava em minha mente isso foi muito bizarro, era como se um aparelho de som estivesse tocando em meu subconsciente, absurdamente a música estava na minha cabeça. Alguns dias se passaram e uns amigos vieram até minha casa para uma comemoração, um deles iria ficar e dormir já que morava longe e não tinha muita condição de dirigir devido a embriaguez. No dia seguinte esse meu amigo me disse que levantou para ir ao banheiro e me viu sentado em minha cama cantando uma  música muito estranha, foi quando perguntei que tipo de música era e ele então respondeu, “ Você estava cantando uma música clássica, foi muito assustador, talvez deva procurar ajuda”.

Se copiar colocar devidos créditos, desde já agradeço, obrigado!

Ass:Glaucow Freitas