Novidades

3 de junho de 2017

2# Bonnie Parker e Clyde Barrow (Psicopatas, Maniacos e Assassinos)


Ambos nascidos no Texas, Bonni e Clyde cresceram em meio a pobreza da Grande Depressão. Revoltados, culpavam o governo pelas condições precárias da população


Um casal e assaltantes carismáticos á la Robin Hood ou uma dupla de assassinos frios e gananciosos ?

Ambos nascidos no Texas, Bonni e Clyde cresceram em meio a pobreza da Grande Depressão. Revoltados, culpavam o governo pelas condições precárias da população. Muitas famílias se viam forçadas  a migrar para trabalhos pesados – como o pai de Clyde que aceitou emprego em uma plantação de algodão. Envolvido em vandalismo e pequenos furtos, Clyde começou a chamar a atenção da policia no Natal de 1929, quando se uniu a um bando de arruaceiros. Conheceu Bonnie ao visitar e tomar um café com a irmã acidentada de um de seus comparsas. Foi amor á primeira vista: passaram a se ver quase todos os dias.


Bonnie passou a dirigir os carros de fuga da gangue, mas Clyde estava sozinho quando foi preso pela primeira vez , em Janeiro de 1930, no condado de Waco. Escapou da cadeia com um revolver .32 contrabandeado pela namorada, mas foi detido de novo ao tentar roubar um trem. Foi liberado algumas semanas depois Após algum tempo Ray Hamilton e Ralph Fults se juntaram ao casal e roubaram um loja. O alarme soou e, apesar dos bloqueios da policia , escaparam por pouco. Preocupado Clyde enviou Bonnie para outra cidade.

Durante outro assalto, Hammilton acabou matando um gerente de supermercado e junto de Fults foi pego pela policia, o casal então recrutaram um novo membro W.D Jones, de 16 anos. Mas no Natal de 1932 o garoto ficou nervoso ao tentar roubar um carro – mesmo com a chave na ignição, ele não conseguiu dar partida, o dono do carro o atacou e Clyde executou o sujeito, a partir dai a vida na estrada se tornou comum. Em uma emboscada em Dallas, mataram outro policial – o terceiro.

Além de roubar bancos atacaram um arsenal de armas militares, em Janeiro de 1933 no Missouri, capturaram e liberaram um policial que os seguia. A imprensa, o tira disse que foi bem tratado e que o casal era um tanto quanto simpático.


Em março, o irmão de Clyde, Buck e sua namorada Blanche Caldwell, se uniram a eles e em uma longa estada em Joplin, no Missouri o quinteto foi identificado e encurralado em uma casa. Conseguindo fugir abrindo caminho na base da metralhadora, mas o policial achou fotos do casal tiradas com uma câmera de caixa Kodak.



Um acidente na estrada 203, rumo à cidade de Wellington, feriu gravemente Bonnie – os outros escaparam ilesos, enfraquecidos foram rumo a Platte City. Em julho, a policia cercou o esconderijo da gangue em meio o tiroteio, Buck morreu com um tiro na cabeça, Blanche ficou cega de um olho e foi capturada. Separado de Bonnie e Clyde, W.D Jones foi preso em Houston e contou tudo sobre a família e os hábitos dos ex-parceiros. A policia fechou o cerco e criou uma emboscada, mas, graças á agressividade de Clyde, a dupla conseguiu escapar mais uma vez.

Em 16 de Janeiro de 1934, libertaram Ray Hamilton e outro preso, Henry Methvin, da prisão de Eastham, eles se uniram a gangue e, depois de um tempo fora de ação (e trocando de placas regulamente), os bandidos realizaram um ultimo assalto, Methvin matou um policial que se aproximavam enquanto o grupo saia do banco. Desesperada com a ousadia dos Barrows, as autoridades criaram uma força tarefa sob comando do caçador de recompensas Frank Hamer, famoso pelo sucesso contra o crime organizado. O time reuniu seis policiais experientes, entre eles Ted Hinton e Bob Alcorn, que já haviam participado da emboscada anterior contra os criminosos.

A policia combinou uma emboscada com Iverson, pai de Methvin, em troca da redução de pena do filho. A tocaia aconteceu em Março de 1934, numa estrada próxima a propriedade dos Methvins. Assim que surgiu o Ford V8 1934, ultimo carro roubado pela dupla, os oficiais abriram fogo sem dar ordem de prisão.


Que fim levou? Os policiais mataram Bonnie e Clyde – e a carreira de crimes do popular casal terminou da mesma forma que viveram: de maneira rápida e violenta. 

FONTE: Coleção Mundo Estranho, Psicopatas, Maníacos e Assassinos , Editora Abril.