 |
| Casa de Maria |
Tudo começou em
agosto de 1971, quando María Gómez Cámara, residente da cidadezinha de Bélmez
de la Moraleda, situada na província de Jaén, notou algo estranho no piso da
cozinha de sua casa. A mulher percebeu que havia uma mancha se formando no
chão, mas, em um primeiro momento, não teria dado muita bola para a coisa toda.
Afinal, quem nunca derrubou molhos e outras coisas enquanto cozinhava e teve
dificuldades para se livrar dos vestígios depois?!
É claro que María tentou limpar a
mancha do piso, mas, com o passar dos dias, ela se deu conta de que, em vez de
desaparecer, o borrão estava se tornando cada vez maior. E mais: além de estar
aumentando de tamanho, a marca estava tomando a forma do que parecia ser um
rosto humano.
Assustada, María teria aplicado todo tipo de produto de limpeza sobre a
mancha e, ao ver que ela não sumia, a mulher mostrou a estranha imagem para o
marido e o filho, e o trio decidiu arrancar o piso e aplicar uma camada de
cimento no chão da cozinha. O problema é que, cerca de uma semana depois, outro
rosto começou a se formar no novo pavimento — e não demorou até que rumores
sobre a estranha mancha começassem a circular por Bélmez.
Boatos
Segundo relatam
algumas fontes, o caso acabou chegando aos ouvidos do prefeito da cidade, e
ele, por sua vez, teria mandando um fragmento do piso para ser analisado.
Então, um time de especialistas foi enviado até a residência de María e, após
dar uma olhada na cozinha, foi decidiu que escavações seriam conduzidas para
tentar descobrir o que poderia ser a causa das persistentes manchas.
Dizem que os trabalhadores
encontraram diversos esqueletos medievais enterrados sob a cozinha de María, a
pouco mais de três metros de profundidade, e que alguns crânios dessas ossadas
estavam faltando. Os corpos — alguns datados do século 13 — foram removidos,
novamente sepultados em um cemitério católico local e o chão da residência
reparado. No entanto, de acordo com os relatos, isso não impediu que os rostos
voltassem a aparecer.
Aproximadamente duas semanas depois de um novo piso ser colocado na
cozinha de María, novas manchas voltaram a surgir e, ao longo das décadas
seguintes, diversas faces teriam se formado no chão da residência. De acordo
com os testemunhos, os rostos que apareciam eram, em sua maioria, de mulheres e
crianças, e era comum que um fosse sobreposto por outro diferente — o que
muitas vezes acontecia em intervalos de poucas horas. Na época, a notícia sobre as
aparições se espalhou por todo o mundo, e inúmeros pesquisadores, céticos e
especialistas em eventos paranormais foram até Bélmez investigar o caso.
Evidentemente, as imagens também atraíram muitos curiosos, e a casa de María se
transformou em um ponto de peregrinação.

Segundo dizem, análises realizadas
em fragmentos obtidos do piso da cozinha apontaram que não havia nenhum tipo de
tinta ou pigmento nas amostras. Além disso, diversos testes teriam sido
conduzidos no local — incluindo um que consistiu em vedar portas e janelas com
cera e cobrir o chão com tecido durante um período de três meses. Curiosamente,
o experimento teria apontado que os desenhos tinham evoluído sozinhos no
decorrer desse tempo.
Mas... e ai ?
O caso das
“Faces de Bélmez” chegou a ser considerado como um dos fenômenos paranormais
mais importantes e bem-documentados do século 20, e diversas teorias foram
propostas ao longo dos anos para explicar o surgimento das imagens. Mas, como
você bem pode imaginar, muitos pesquisadores afirmaram que a coisa toda não
passou de uma elaborada farsa.
Entre os argumentos dos céticos está
o fato de alguns testes terem apontado que os desenhos teriam sido criados por
meio de uma simples mistura de vinagre com fuligem, sem falar que María e sua
família teriam começado a cobrar uma pequena taxa dos curiosos e turistas que
queriam ver as imagens. Ademais, de acordo com os incrédulos, na ausência de
María, o aparecimento dos rostos parecia cessar.
Outro fator apontado pelos céticos é o contexto cultural em que a coisa
toda se deu, uma vez que Bélmez se encontra na Andaluzia, uma região da Espanha
onde as tradições ciganas e católicas muitas vezes se confundem, dando origem a
uma fusão de crenças que misturam superstição e religião. Contudo, segundo
dizem por aí, María faleceu em 2004, e os rostos continuaram a aparecer —
embora de mais vagos e menos definidos do que os de antigamente. E você, caro
leitor, o que acha?
FONTE:https://m.megacurioso.com.br/misterios/103289-voce-ja-ouviu-falar-do-intrigante-caso-das-faces-de-belmez.htm