Estava caminhando pela rua, ia ate a locadora devolver uns
filmes que havia pegado, quando um “estranho” me parou e puxou papo dizendo “Rapaz
e você mesmo? Nossa como você cresceu, quase não o reconheci, quanto tempo,
sinto saudades de quando era novo e ajudava a olhar te olhar, ate passeava com
tu quando era bebê, e o seu tio Flávio como esta?” Assustado, não me lembrando
da figura disse que não me recordava dele, talvez pelo fato de que era novo
demais na época, falei que era bacana o encontrar e que era legal da parte dele
lembrar tanta coisa. A pessoa então me disse que estava atrasado e que não
tinha muito tempo, e mandou um abraço grande para meu pai e todos da família em nome de Dutra e se despediu com um abraço apertado e no mínimo estranho, voltei a caminhar e
conferi se estava com tudo no bolso ( carteira , celular e dinheiro) e estava
tudo ali , fiquei pensando o quem seria e como lembrará de mim assim repentinamente
. Cheguei à locadora devolvi os filmes e retornei a casa, lá contei a meus pais
sobre a figura de nome Dutra , meu pai que e policial disse que era pra tomar cuidado pois
podia ser alguém mal intencionado , descrevi então a pessoa , naquele momento
os olhos do meu pai encheram de água , perguntei do que se tratava e ele disse “
Meu filho você esta falando serio ? “ Disse que sim e ele falou então que a
pessoa qual descrevia era um amigo de vizinhança e amigo da família que ajudou
muito em épocas difíceis mais que já estava morto a anos , pois tinha sofrido
de complicações pulmonares e morrido de câncer ,
mostrou-me então uma foto deles juntos e eu confirmei a pessoa . Aquilo foi assustador
tanto para mim tanto quanto para meu pai, mais no fundo notei que meu pai
estava feliz por saber que um grande amigo não teria partido por completo.
Seja lá qual o motivo de ter vindo parar aqui fique sabendo que o suicídio é uma opção um tanto quanto falha e o sofrimento se perdura por tempos e que não vai ajudar ninguém a nada, se tem ou conheça quem tenha problemas depressivos, pensamentos suicidas e comportamentos estranhos procure ajuda, você não esta sozinho, agora somos amigos queira você sim ou não, salve-se, salve uma vida ... A culpa não é da vitima e você não esta sozinho. Valorize-se, valorize a vida disque 141. Inicio a coluna desta semana falando
sobre uma queixa bastante comum entre as pessoas, mais conhecida como
“depressão de domingo”. Para exemplificar, transcrevo trecho de um internauta
desesperado: “Prezados doutores, rogo-lhes que me ajudem ou me deem uma orientação.
Sou bancário e sofro de ‘depressão de domingo’, e quem sofre disso sabe que, no
domingo, a tristeza cresce em progressão geométrica conforme o dia vai
passando. A tardinha cai e, às 17h, mais ou menos, quando tem futebol na
televisão e os bares ficam cheios de cachaceiros vendo o jogo, a coisa fica
crítica... uma característica comum é o calafrio que a música do ‘Fantástico’
dá, mas quando passa a vinheta final do programa e as letras começam a subir, é
pra fechar o caixão. A angústia é enorme, um troço ruim por dentro dizendo que
o fim de semana acabou e agora só resta ir pra cama dormir, porque a
segunda-feira vai vir com tudo. Eu gostaria de saber dos doutores da categoria
se ‘depressão de domingo’ tem tratamento, qual remédio a gente toma”.
A palavra depressão provém do termo latim depressus, que significa
abatido ou aterrado. Trata-se de um distúrbio emocional podendo traduzir-se num
estado de abatimento e infelicidade. A depressão é uma entidade clínica
reconhecida formada por um conjunto de sinais e sintomas, dentre eles o
rebaixamento do estado do humor, porém, este deve persistir por duas semanas ou
mais. Portanto, somente um dia com alteração no estado de humor não caracteriza
depressão e, sim, um estado de ansiedade antecipatória e/ou angústia com os
problemas que estão por vir como: levantar mais cedo, pagar as contas, tarefas
a serem realizadas e prazos a serem cumpridos, levar as crianças para a
escola... A pessoa já começa a sofrer por antecedência com tudo o que tem de
ser feito logo no início da semana e, literalmente, perde os domingos de
descanso.
Pensando nisso, coloco abaixo algumas dicas para que este estado de
ansiedade e angústia não te pegue no domingo. Comece o dia lendo um bom jornal,
como o Pampulha. Na publicação, você encontra uma série de programações para
toda a família e para todos os gostos. Saia para dar uma caminhada, praticar
algum exercício físico ao ar livre. Separe um tempo para ouvir suas musicas
preferidas. Uma boa música libera endorfina e combate o mau humor.
Um almoço com familiares e amigos também é uma boa medida. Para os que
gostam de praticar momentos de meditação, vá em frente. O mesmo vale para os
que praticam algum tipo de religião. Os programas de TV devem ser evitados,
pois não acrescentam nada em nível cultural e nem informativo (além disso,
várias pessoas têm seus sintomas piorados com a voz do Faustão ou do Zeca
Camargo, à noite). Se você está muito preocupado com os afazeres da
segunda-feira, uma saída pode ser escrever o que tem de ser feito para
organizar, sistematizar o dia.
Você também pode antecipar alguma tarefa do dia seguinte, caso isso lhe
traga tranquilidade. À noite, na hora de deitar, procure praticar a “higiene do
sono”, assunto já abordado nesta coluna, que irá favorecer uma noite de sono
repousante para acordar bem disposto e enfrentar a semana que se inicia.
Comodismo clássico de Domingo
Domingo pode gerar uma sensação
desagradável de fim de felicidade. Em 1969, o Minnesota State Hospital, nos
Estados Unidos, descobriu que, nesse dia, algumas pessoas têm falta de
entusiasmo semelhante à dos pacientes com depressão. Mas o culpado não é o
domingo. É a segunda-feira. “As pessoas tendem a preferir sexta a domingo
porque na sexta nós vemos o fim de semana que chegará e no domingo a única
coisa em que pensamos é na semana de trabalho”, disse a neurocientista
americana Tali Sharot no fórum de tendências TED. Ou seja, é uma questão de
antecipação. E, assim, a culpa pode recair em tudo que envolve domingo:
programas da TV, lojas fechadas na rua etc. Claudio Martins, da Associação
Brasileira de Psiquiatria, diz que pessoas que sofrem com mudança de rotina
ficam perdidas ao ter que preencher o domingo. “Gente sem um núcleo afetivo
estabelecido, familiar ou amoroso, sente um vazio”, explica. Já os que gostam
do trabalho ou têm um bom relacionamento afetivo e se divertem com os amigos
tendem a gostar mais de domingo.
Você sabia ?
Três assuntos para o seu próximo almoço de domingo.
O dIa mais chato da história...
...Foi 11 de abril de 1954 (quem leu a seçãoCiência
Malucade maio sabia).
Um programa cruzou 635 milhões de fatos históricos e constatou que nada
relevante aconteceu nesse dia – um domingo.
Sunday, boring Sundae
O sundae foi criado por volta de 1880 em homenagem ao domingo (que, em inglês,
é sunday). Diz a lenda que as crianças ganhavam o doce quando se comportavam na
missa.
Vídeocassetadas de novo!?
Domingo é o dia de maior audiência na TV. pensar no que fazer (parque ou
cinema? praia ou shopping?) no dia de folga pode desgastar as pessoas, segundo
o psicólogo Claudio Martins. Por isso, largar-se no sofá é tão tentador.
"Gloomy Sunday" - A Música do Suicídio
O
compositor de Gloomy Sunday,
Rezso Seress.
Por Eklipse Nokturno*
Vamos falar de uma música que ceifou várias vidas, conhecida como "Gloomy
Sunday", traduzido"Domingo Sombrio".
Talvez alguns de vocês já leram a respeito do mesmo ou já ouviram falar, devo
dizer que o que passarei a escrever não são de minha autoria mas de informações
que pesquisei a respeito desse assunto.
A primeira vez que li sobre isso foi num livro bastante antigo que
encontrei numa biblioteca quando ainda estava estudando na África do Sul
(Cidade do Cabo), não me recordo o nome do mesmo, mas nele só havia
relatos verídicos de coisas paranormais que aconteceram a muito tempo
principalmente na Inglaterra, Alemanha, e assim por diante, relatos esses que
deixavam-me grudado no livro horas e horas sempre que tivesse tempo quando não
houvesse aulas. Bem, desculpem pela longa introdução, vamos ao relato, mais
uma vez quero salientar que os seguintes acontecimentos que passarei a narrar
são extractos das informações que peguei a respeito desse assunto:
Em Dezembro de 1932 um homem húngaro de nome Reszo Seress estava tentando se
sobressair na vida como músico em Paris mas continuava miserável, todas suas
composições falhavam em impressionar os produtores da música de França mas
Seress continuava na busca de seu grande sonho.
Ele estava determinado a tornar-se um compositor internacional de sucesso. Sua
namorada tinha discussões constantes com ele pela sua instabilidade e ambição
na vida. Ela dizia nele para arranjar um emprego a tempo inteiro (das nove ás
cinco), mas Seress era incompreendido, ele dizia nela ou tornar-se ia músico ou
arranjava um outro hobbie e mais nada.
Houve um dia que as coisas ficaram bastante agitada. Seress e sua noiva tiveram
uma discussão pesada acerca da sua vida fracassada como compositor, e o casal
separou-se após trocarem-se palavras árduas.
No dia seguinte, um domingo, após a noite agitada do dia anterior, Seress
sentou-se ao seu piano no seu apartamento olhando pela janela contemplando o
céu, de fora podia ver-se o mesmo ficando nublado, cinzento e logo uma chuva
torrencial começou a cair. - "Que Domingo Sombrio!" disse
Seress pra ele mesmo a medida em que ele ia tocando o piano, de repente seus
dedos começaram a tocar uma estranha e melancólica melodia que parecia
incorporar-se com tudo que estava ocorrendo na sua vida, sua separação, sua
infelicidade, má sorte, sobretudo a forma em como estava o tempo naquele dia.
-"Sim, Domingo Sombrio! Este será o titulo da minha nova musica”,
disse Seress todo empolgado, pegou logo um papel e um lápis e começou a
escrever as notas num cartão postal antigo. Trinta minutos depois ele terminou
de compor a letra, ou seja, a música.
Houve
especulações e fatos associados com números
de suicídio nos anos 30 ambos em Hungria e América,
relacionados com "Domingo Sombrio",
mas a maior parte das mortes supostamente
ligadas a ela são difíceis de se verificar.
Seress enviou sua composição
para os produtores musicais e esperou por aceitação com uma empolgação que
nunca antes havia tido em seu coração. Alguns dias depois o seu cartão postal
com a letra da música foi retornada com uma nota de rejeição agrafada nela que
dizia: "Domingo Sombrio tem um tom misterioso, bizarro e altamente
uma melodia melancólica, e um ritmo depressivo e nos lamentamos em informar-te
mas não poderemos publicar a mesma."
A música foi mais uma vez enviada para um outro produtor musical e desta vez foi
aceite. O produtor disse a Seress que a sua música seria
brevemente distribuída a todas as maiores cidades do mundo. O jovem
húngaro estava maravilhado.
Depois de alguns meses, após o Domingo Sombrio ser distribuído houve
ocorrências estranhas que envolviam em torno da nova música. Em Berlim, um
jovem rapaz pediu a banda para tocar Domingo Sombrio, e depois que a música foi
tocada o rapaz foi pra casa e rebentou seus miolos com um revólver após
queixar-se aos familiares que ele estava a sentir-se severamente depressivo
pela melodia de uma música nova da qual ele não conseguia tirar da sua cabeça,
a música era Domingo Sombrio.
Uma semana depois, na mesma cidade, uma jovem assistente de loja foi encontrada
enforcada no seu apartamento, polícia que investigava encontrou uma nota no
bolso da jovem que continha uma música em cima da cama, a letra era de Domingo
Sombrio.
Dois dias após essa tragédia, uma secretária em Nova Iorque publicou uma nota
após se suicidar da qual pedia que Domingo Sombrio fosse tocada no seu funeral.
Semanas depois, um outro homem Nova Iorquino de 82 anos pulou do seu
apartamento no 7° andar após tocar a música mortífera no seu piano. Ao mesmo
tempo uma adolescente em Roma que escutara a música pulou de uma ponte e teve
morte imediata.
Os serviços noticiosos, a mídia, os jornais de todo mundo rapidamente
reportaram outras mortes associadas com a musica de Seress. Um dos jornais
cobriu a notícia de uma mulher no Norte de Londres que estava tocando a música
Domingo Sombrio com o som no máximo, ficou furiosa do nada e estava ameaçando
seus vizinhos que já haviam lido a respeito das fatalidades supostamente
causadas por essa melodia. O disco de repente ficou encalhado, tocando
repetidamente apenas um trecho da música, os vizinhos batiam na porta mas
ninguém abria, então eles forçaram a entrada e encontraram a mulher morta na
sua cadeira morte causada por overdose de barbitúricos.
A medida que os meses passavam, grandes acontecimentos misteriosos paranormais
e bizarros de mortes e tragédias aconteciam todas ligadas com a música Domingo
Sombrio. Persuadidos, os chefes na companhia BBC tiveram que abolir a música
amaldiçoada de tocar nas rádios.
Enquanto isso na França, Rezso Seress, o homem que compôs a música controversa
estava para experienciar os efeitos adversos da sua criação.
Ele escreveu uma carta para a sua ex noiva pedindo sua reconciliação. Mas dias
depois chegou a mais triste e chocante notícia, Seress ficou sabendo que sua
amada envenenou-se e foi encontrada uma cópia da letra da música Domingo
Sombrio ao seu lado.
Em Janeiro 1968, após 35 anos da música ser escrita, seu compositor Rezso
Seress cometeu suicídio, mas sobreviveu quando pulou de uma Janela em
Budapeste. Mais tarde, no hospital ele enforcou-se com uma corda.
Houve especulações e fatos associados com números de suicídio nos anos 30 ambos
em Hungria e América, relacionados com "Domingo Sombrio", mas a maior
parte das mortes supostamente ligadas a ela são difíceis de se verificar. Há
lendas urbanas que parecem fazer parte disso, pois acredita-se que o número de
suicídio de húngaros que ocorreram naquela década, quando a música foi
publicada devesse a outros fatores relacionadas como a pobreza e a fome que
assolavam naquela altura. Nenhum dos estudos foi conclusivo se houve realmente
um laço ou relação da música com os suicídios.
Nos fins dos anos 30 quando o mundo estava sendo mergulhado na Guerra contra
Hitler, a música mortífera de Seress foi rapidamente esquecida numa agitação
global, mas as notas da tão temida música continuam disponível (na internet
também) para aqueles que estão curiosos para saber o que esta melodia mórbida
tem ou poderá ainda exercer sua mortíferas influências...
Mas eu curioso que sou fui a busca da letra na internet, e pra facilitar vocês
leitores decidi postar aqui a letra, notem que na internet encontrarão duas
versões uma escrita por Lazlo Javor (este mudou a letra bem como deu um outro
titulo nela (End of the World), e tem a do próprio compositor Rezso Seress
(Gloomy Sunday) a que passo postar aqui tanto em húngaro como a sua tradução em
inglês e fiz a tradução para português, devo confessar-vos que a mesma tem uma
letra bastante angustiante, triste, misantrópica. Bem aqui vão elas:
s z o m o r ú v a s á r n a p r e z s ő s e r e s s
Ősz van és peregnek a sárgult levelek
Meghalt a földön az emberi szeretet
Bánatos könnyekkel zokog az öszi szél
Szívem már új tavaszt nem vár és nem remél
Hiába sírok és hiába szenvedek
Szívtelen rosszak és kapzsik az emberek...
Meghalt a szeretet!
Vége a világnak, vége a reménynek
Városok pusztulnak, srapnelek zenélnek
Emberek vérétől piros a tarka rét
Halottak fekszenek az úton szerteszét
Még egyszer elmondom csendben az imámat:
Uram, az emberek gyarlók és hibáznak...
Vége
a világnak!
TRADUÇÃO
EM INGLÊS:
Gloomy Sunday r e z s ő s e r e s s
It is autumn and the leaves are falling
All love has died on earth
The wind is weeping with sorrowful tears
My heart will never hope for a new spring again
My tears and my sorrows are all in vain
People are heartless, greedy and wicked...
Love has died!
The world has come to its end, hope has ceased to have a meaning
Cities are being wiped out, shrapnel is making music
Meadows are coloured red with human blood
There are dead people on the streets everywhere
I will say another quiet prayer:
People are sinners, Lord, they make mistakes...
The world has ended!
TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS:
Domingo Sombrio r e z s ő s e r e s s
é outono e as folhas estão caindo
todo o amor morreu na terra
o vento está chorando com lágrimas de tristeza
o meu coração nunca vai esperar por uma nova primavera de novo
minhas lágrimas e minhas tristezas são todas em vão
as pessoas são insensíveis, gananciosas e más ...
O amor morreu!
o mundo chegou ao seu final, a esperança deixou de ter um significado
cidades estão sendo aniquiladas, estilhaços é fazer música
Os campos estão tingidos de vermelho com o sangue humano
há mortos nas ruas em todos os lugares
Eu vou dizer outra oração silenciosa:
as pessoas são pecadoras, Senhor, elas cometem erros ...
O mundo acabou!
Quem quiser escutar a música, ai esta ... Bom Domingo !